[:pt]
Recebemos com muita tristeza, no fim de semana dos dias 6 e 7 de abril, a notícia de uma mais vítima do desafio do desodorante.
Anunciado pelo jornal da TV Record, a notícia vinha com um minivídeo de adolescentes praticando o desafio em grupo.
Esse vídeo segue agora sendo disseminado via WhatsApp, com uma nota de alerta que não contém nenhum material educativo.
Precisamos ter uma consciência do que podemos fazer para realmente educar e alertar famílias em relação a práticas de risco disseminadas via internet. Alguns cuidados pertinentes:
1- Disseminar vídeos sem conteúdo educativo gera pânico e mais disseminação, não havendo então nenhum efeito de interrupção da prática; pelo contrário, esses vídeos chegam também aos adolescentes, que curiosamente podem tentar o desafio.
2- Repassar imagens de crianças e adolescentes fere a vida social e familiar dessas crianças, além de ter um impacto emocional incalculável. Trata-se de uma exposição de menor. Precisamos lembrar que é uma criança, que pertence á uma família e que uma vez sendo disseminada a imagem, não poderá mais ser retirada da rede. Isso pode ocasionar sérias problemáticas sócio-emocionais para a criança e sua família.
3- Pela lei, adultos podem ser responsabilizados por exposição, além de por crianças em situação de vulnerabilidade: “O Artigo 5º, X da Constituição Federal é uma regra de preservação da imagem que visa resguardar a honra e a imagem da pessoa. Nesse sentido, a Lei 8.069/90 – Estatuto da Criança e Adolescente trouxe proteção integral à criança e ao adolescente de tal forma que, não só sua integridade física fique a salvo, mas também sua imagem e identidade, direitos estes personalíssimos, considerados fundamentais e arrolados em forma de cláusula pétrea na Constituição Federal de 1988.” Alessandra Borelli – Nethics Educação Digital
4- Para um real combate às práticas de risco disseminadas pela internet faz-se necessário prudência e reflexão ao repassar conteúdo, dando preferência a notas escritas com material educativo. O Instituto DimiCuida disponibiliza uma cartilha informativa através do link abaixo, para download e distribuição física e digital:
http://www.institutodimicuida.org.br/biblioteca/
[:]