[:pt]Internet: boa ou má companheira?[:]

[:pt]

A internet avançou e continua crescendo em número de usuários adolescentes. Nesse evoluir da comunicação, é preciso compreender que não se trata de visualizar a internet como um mal ou um bem total, mas a maneira como a mesma é utilizada por jovens e monitorada por pais. Varias pesquisas estão sendo concluídas sobre o assunto e fica pertinente saber dos detalhes de como o bom uso da internet pode ocorrer e como usá-la no processo educativo e domestico.

 

O trecho a seguir, explana um pouco a respeito:

“Diante disso podemos perceber o quão elevado está o acesso à Internet pelos jovens, e notar a dependência que começa a surgir pelo mundo virtual nessa fase da vida. Parece iniciar-se então um isolamento social, onde eles se deixam envolver pelos atrativos que a Internet oferece e, muitas vezes, acabam diminuindo a comunicação com suas outras redes sociais, como amigos e familiares (BASMAGE, 2010).

 

A partir disto, salienta-se para a importância do diálogo entre a família e o adolescente, pois é através dele que poderão ser estabelecidas regras referentes ao local de uso, ao horário limite para se manter conectado, aos sites visitados, aos “amigos” virtuais que se mantém contato. Cabe aos pais e/ou responsáveis sempre estarem atentos aos conteúdos que os jovens estão acessando na Internet e sempre prezar pelo relacionamento pessoal e real de seus filhos com suas redes sociais mais amplas. Ao mesmo tempo, os pais devem acompanhar seus filhos, tendo um diálogo aberto sobre os perigos e benefícios do uso da Internet, alertando-os para que fiquem atentos em suas conexões virtuais. Pais e responsáveis podem acompanhar seus filhos no uso da Internet, não no sentido de impor, mas sim, colocar limites e acompanhá-los no uso do computador, para que estes possam 6 aprender a usar adequadamente esta ferramenta e se proteger dos possíveis perigos que a Internet pode manifestar (EISENSTEIN; ESTEFENON, 2006). Agora, ao refletir sobre um viés positivo, destacamos que a Internet pode ser usada para a comunicação, na busca de informações e serviços online, para o lazer, compras e venda de produtos. Essas são, conforme Mello (2007), em sua dissertação de mestrado sobre representações e o uso da Internet por adolescentes de Florianópolis, as principais atividades realizadas pelos adolescentes, considerados como usuários leves, e, portanto, saudáveis. A Internet também pode ser vista como uma aliada ao desenvolvimento dos adolescentes, na medida em que pode funcionar como um espaço de criatividade, discussões, formações de opiniões e desenvolvimento da escrita, conforme mostra Freitas (2005), em sua pesquisa acerca da criação de sites e blogs realizada por adolescentes.”

 

Para a pesquisa na integra:

http://www.unifra.br/eventos/sepe2011/Trabalhos/1472.pdf

[:]

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Company

Our ebook website brings you the convenience of instant access to a diverse range of titles, spanning genres from fiction and non-fiction to self-help, business.

Features

Most Recent Posts

  • All Post
  • Brincadeira Perigosa
  • Brincadeiras Perigosas
  • Clipping
  • Controle Parental
  • Eventos
  • Instituto DimiCuida
  • Internet
  • Jogo do Desmaio
  • LGPD
  • Não-Oxigenação
  • Pesquisa
  • Saúde Mental
  • Sem categoria

eBook App for FREE

Lorem Ipsum is simply dumy text of the printing typesetting industry lorem.

Category

Av. Santos Dumont, 1388
Aldeota - Fortaleza/CE
CEP: 60150-160

Siga nossas redes sociais

Rolar para cima
×